Consultoria Florestal

Consultoria e Assessoria Florestal para empreendimentos e áreas rurais

Inventário Florestal

inventário florestal promove o levantamento detalhado de todas as espécies e identifica e quantifica o volume de madeira existente na área, com as exatas medidas e densidades de cada indivíduo arbóreo.

O inventário florestal pode ser parte de estudo ambiental ou ser exigido para subsidiar a análises de pedidos de supressão vegetal junto ao órgão ambiental competente.

Deve ser realizado sempre que houver vegetação no terreno, bem como nos casos de potencial impacto a vegetação próxima.

Autorização para Corte Isolado de Árvores Nativas e Exóticas

A supressão de árvores nativas dentro ou fora de APP, em zona urbana ou rural, em área pública ou privada, só pode ser realizada se devidamente autorizada pelos órgãos competentes, sob pena de detenção e multa. Os trâmites podem se dar em nível municipal, estadual e federal.

Autorização para Supressão de Fragmento Florestal

Exigido para os casos de solicitação de autorização para supressão de vegetação nativa onde não se caracteriza somente árvores isoladas. Entende-se que um fragmento florestal é qualquer área de vegetação natural contínua, interrompida por barreiras antrópicas ou naturais. Para a solicitação de supressão de um fragmento florestal é necessário a elaboração do Inventário Florestal que irá caracterizar a fisionomia e estágio sucessional da vegetação e demais informações necessárias.

Laudo de Fitossanidade

O levantamento das condições físicas e fitossanitárias dos indivíduos arbóreos isolados visa determinar o potencial risco de queda e possíveis danos associados, além das intervenções necessárias para sanar e prevenir acidentes.

A fitossanidade refere-se à saúde das árvores, sendo que, fatores que afetam seu desenvolvimento são levados em consideração quando se objetiva determinar um parecer técnico conclusivo sobre os exemplares arbóreos que são submetidos a este tipo de análise.

Levantamento para Plano de Manejo Florestal

Plano de Manejo florestal é um documento técnico mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão.

O Plano de Manejo é considerado como uma técnica ou instrumento de organização de processos futuros que permite otimizar as ações destinadas a alcançar objetivos propostos para a área. Neste contexto o plano de manejo, contendo as orientações e informações ao adequado desenvolvimento das atividades e ações necessárias para se alcançar os objetivos, constitui-se no documento pelo qual se guiará o gestor da área nos seus trabalhos de administração.

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD

O PRAD é um Estudo Ambiental que contém programas e ações que permitem minimizar o impacto ambiental causado por uma determinada atividade ou empreendimento.

O PRAD visa apresentar um conjunto de métodos, instruções e materiais necessários para restaurar ou recuperar áreas impactadas, de acordo com um planejamento específico pré-definido.

Plantio de Mudas Nativas

O plantio de mudas nativas é destinado principalmente para o reflorestamento em APP (área de preservação permanente), Reserva Legal, novos loteamentos, arborização urbana e para projetos de compensação ambiental em casos de intervenção em APP, supressão vegetal e corte de árvores isoladas.

A escolha das mudas e o método de plantio é primordial para a efetividade e crescimento saudável da vegetação.

Perícia Florestal

A Perícia Florestal tem como objetivo mensurar o alcance dos impactos ambientais, como alterações ao ecossistema que venham a prejudicar, alterar ou degradar suas condições originais.

O laudo vai determinar a possível causa, origem do dano, impacto e passivo ambiental, se foi causado intencionalmente, se há riscos à vida e se houve falhas no sistema de proteção e operação.

Laudo de Supressão Vegetal

O serviço de laudo de supressão vegetal é essencial para projetos que envolvem a remoção de árvores e vegetação em áreas urbanas ou rurais. Esse documento técnico, elaborado por profissionais qualificados, avalia a viabilidade e a necessidade de supressão da vegetação, considerando aspectos legais e ambientais.

Nossa equipe realiza uma inspeção detalhada do local, identificando as espécies presentes, seu estado de conservação, e o impacto potencial da supressão.

Fale conosco

Vamos falar sobre o seu projeto?

Entre em contato através dos nossos canais de atendimento e fale com nossos especialistas.