Cidade do Paraná terá o bairro mais sustentável do mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Foi inaugurado em Maringá o primeiro prédio comercial do Eurogarden, bairro considerado o mais sustentável do mundo, projetado no modelo cidade-jardim europeu que tem como ideal integrar o ambiente urbano a áreas verdes e o conceito “one stop life”, que busca proporcionar um lugar onde as pessoas podem morar em superquadras, caminhar até a escola, trabalho, sem ter que gastar com locomoção. A inauguração contou com a presença do governador do estado, Ratinho Junior, e do prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

O Centro de Experimentação, como é chamado o recém-inaugurado prédio, conta com mais de quatro mil metros quadrados de terreno e mil e quatrocentos de construção. Funciona a base de energia solar, que provém da usina localizada no próprio Eurogarden, e não se limita a isso para garantir maior sustentabilidade possível: possui um sistema de captação de água da chuva, utilizada na irrigação das plantas do jardim e nos vasos sanitários do edifício, além da coleta seletiva do lixo e sensores de monitoramento da qualidade do ar.

No edifício encontram-se a diretoria e o departamento comercial da Argus Empreendimentos Imobiliários, da Sisa Construções Civis e da Casa do Jardim Negócios Imobiliários, e recebe também visitas estudantis com o objetivo de conhecer os conceitos e tecnologias aplicadas ao bairro, que já conta com serviços públicos como a Justiça do Trabalho, o Fórum Eleitoral e o Hospital da Criança, além do Eurogarden Café e da Eurogarden Arena.

O Eurogarden visa reunir num único lugar demandas como saúde e bem-estar com os benefícios de se estar próximo à natureza. Terá edifícios tanto comerciais quanto residenciais, hospitais e farmácias, escolas, hotéis, mercados e shopping center, numa área que ao fim ocupará 1,4 milhão de metros quadrados. Ainda na primeira fase de implantação, o bairro já conta com estradas, ciclovias e calçadas para circulação de veículos e pedestres no local, bem como bicicletários e estações de carregamento para carros elétricos. É pensado que, após concluída a implantação, aproximadamente 60 mil pessoas circulem pelo bairro de forma diária, considerando moradores, trabalhadores e clientes.

oxidestudio

oxidestudio

Deixe um comentário

Receba novidades no seu e-mail

Você poderá cancelar nossos e-mails a qualquer momento.